De: Tarcísio José Martins JOSÉ INÁCIO MARÇAL COUTINHO PRETO FORRO SABIDO, LETRADO E POLÍTICO (*) Artigo escrito em 23 de fevereiro de 2004 (então, inédito) e atualizado em março de 2020. A história de José Inácio mostra-nos como a historiografia brasileira conhece pouco a liberdade de que desfrutavam os negros forros e livres nas ...
Leia Mais »Bens Quilombolas Materias e Imateriais
A Língua Calunga de Patrocínio
De: Tarcísio José Martins https://jornaldepatrocinio.com/Dialetos bantus de Minas Gerais A cada dia as Minas se descobrem mais bantu. Os secretários de cultura dos governos mineiros, no entanto, a cada dia se revelam mais distantes de nossa real cultura, ora agasalhando as lendas que negam a história, ora patrocinando uma filologia sudanesa, negada pela toponímia e pelo falar do povo mineiro.
Leia Mais »Quilombo das Goiabeiras
De: Tarcísio José Martins Visitei Ibiraci-MG a 9 e 10 de junho de 2007, quando o pesquisador José Limonti Júnior, por entender mais correta a tese de nossa primeira edição, nos enfatizou vários documentos onde se destaca o local da posse eclesiástica do Desemboque (Ibiraci), tomada pelo pe. dr. Marcos Freire de Carvalho em 24 de setembro de 1761: “… ...
Leia Mais »b) os dialetos, as histórias, causos, músicas e danças
De: Tarcísio José Martins Vissungos, Danças e Batuques Matéria republicada em 2003 e atualizada em 24.02.2019. Quanto às danças específicas ou comuns das antigas comunidades negras, destacam-se entre elas, sem dúvida, o batuque e seus derivados, como por exemplo, o lundum. Se bem que o Estado de Minas em matéria recente referiu-se a “batuque dos pretos” e o “lundum dos ...
Leia Mais »Mulheres Negras – Rita de Souza Lobo
De: Tarcísio José Martins Conheça a belíssima história desta negra que foi cativa do amor de seu amante e de suas filhas. De forra passou-se por escrava, por amor de um homem branco. Quando este morreu e seus filhos quiseram roubar as filhas de Rita, como se escravas fossem, ela lutou até em Lisboa para libertá-las, sem nunca desistir.
Leia Mais »Comunidades Quilombolas – A Ciência do Direito deve Nortear a Definição
De: Tarcísio José Martins Artigo publicado no ano de 2003, atualizado em 23.01.2019. Quanto à definição legal sobre comunidades quilombolas, a coisa é simples. Entendo (no ano de 2003) que o conceito de “remanescentes das comunidades dos quilombos” aptas a que o Estado lhes reconheça a propriedade da terra quilombola e lhes emita os títulos respectivos, consoante estabeleceu o artigo ...
Leia Mais »Fontes de Identificação dos Locais de Antigos Quilombos
De: Tarcísio José Martins Posto o direito objetivo constitucional e legal sobre a questão, salvo melhor interpretação, entendo que os locais de quilombo, para efeitos do tombamento previsto no § 5º do artigo 216 da Constituição Federal, podem ser identificados, localizados e evidenciados por:
Leia Mais »QUILOMBO DO CAMPO GRANDE Confederação Quilombola
De: Tarcísio José Martins Versão atualizada em 22.12.2007 a partir da segunda edição do livro QUILOMBO DO CAMPO GRANDE, agora com o subtítulo “A História de Minas que se Devolve ao Povo”. Terceira edição em 2018.
Leia Mais »BENS QUILOMBOLAS MATERIAIS E IMATERIAIS
De: Tarcísio José Martins Matéria publicado no ano de 1999 e atualizada em 23.01.2019. A constituição Federal, no § 1º do artigo 215 estatuiu que “O estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional” que tomados individualmente ou em conjunto, são aqueles estatuídos nos incisos do artigo 216 ...
Leia Mais »c) Comidas e Influência Culinária da Cozinha Africana
De: Tarcísio José Martins Artigo escrito no ano de 2003 e revisado em 29.01.2019. As influências e comidas específicas ou comuns da culinária das comunidades negras, remanescentes ou não de quilombos.
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