Home » Artigos » Biografia de LUIZ GAMA: omissões e contradições

Biografia de LUIZ GAMA: omissões e contradições

De: Tarcísio José Martins

A carta que Luiz Gama teria escrito a Lúcio de Mendonça em 25 de julho de 1880 é a única fonte que informa que ele nasceu na Bahia e que o nome de sua mãe é Luíza Mahim. Será que Luíza Mahim existiu mesmo? Ou teria sido inventada apenas para desestimular investigações que pudessem descobrir quais teriam sido os seus verdadeiros pais?

Aliás, onde estão os originais dessa famosa carta, com a letra do Luiz Gama? Por que teria sido publicada somente em 13 de maio de 1931 pelo jornal O Estado de São Paulo, a pedido do professor José Feliciano de Oliveira que, então, morava em Paris, França?

O colega Lucas Bonifácio Eguchi nos informou (comentário abaixo) sobre o paradeiro dos originais dessa carta. Confirmamos e, realmente, estão na Biblioteca Nacional, porém, faltando algumas páginas. Mas, realmente, o grafismo se filia mesmo ao punho de Luiz Gama. Porém, como já estava dito em nosso texto, mesmo que o autor da carta fosse o próprio Gama, as controvérsias continuam a existir e precisam ser esclarecidas.

Por volta de 27 e 28 de julho houve a notícia de que historiadoras descobriram no Arquivo Público do Estado da Bahia, importantes documentos sobre Luiza Mahin e Luiz Gama. Com base em parte dessas novas e documentadas informações, acrescemos glosas em nosso próprio texto, mostrando nossos acertos e apenas um equívoco de nossa parte.

Este historiador vem pesquisando esse assunto desde 1990. Respublicou esse estudo em 2019 e, em face dos novos documentos encontrados em Salvador-BA, apresenta, agora (04.08.2025) esse mesmo texto (escrito há 35 anos atrás) acrescido de observações sobre os novos documentos encontrados.

Clique aqui e leia o texto completo: LUIZ GAMA, contradições e omissões

Tarcísio José Martins

Historiador