Home » Artigos » Bens Quilombolas Materias e Imateriais » Memorial do Primeiro Quilombo do Ambrósio, Cristais-MG

Memorial do Primeiro Quilombo do Ambrósio, Cristais-MG

Quando a opressão tributária da Capitação se fez tão ou mais hedionda que a própria escravidão, o Pai Ambrósio abriu suas portas e seus celeiros para oprimidos esbulhados e perseguidos, fossem pretos ou fossem brancos.

Isso enfureceu o desprezível rei João V de Portugal que mandou seus assassinos destruírem a Primeira Povoação do Pai Ambrósio, declarando-a como um Quilombo e a ele como um quilombola.

Sabendo disso, todos os quilombos e quilombolas da região de Arcos, Pains, formiga, Piumhi e Guapé, confederados pela fraternidade e bondade do Pai Ambrósio, a ele se juntaram e se puseram em defesa em sucessivas batalhas a partir do Morro das Balas até a derrota final das tropas do rei João V.

Assim, o amor e a fraternidade de Ambrósio o fizeram rei de toda a Confederação Quilombola do Campo Grande, vigoroso e crescente refúgio dos oprimidos e baluarte da liberdade.

Memorial do Primeiro Quilombo do Ambrósio, no alto do Morro da Vigia, localizado a 7 quilômetros do centro da cidade de Cristais – MG

O devasso rei João V de Portugal baixou aos infernos em 31 de julho de 1750, sendo sucedido por seu filho, o vagabundo José I, que terceirizou seu governo para o marquês de Pombal, seu bajulador psicopata, cruel e sádico.

Pombal, apercebendo-se de que o imposto da Capitação, ante a fraternidade propagada pelo Rei Ambrósio e seus quilombolas, poderia pôr a perder não só a Capitania, mas a própria Colônia e Estado do Brasil, imediatamente mandou extinguir, em novembro de 1750, este maldito sistema de tributação pessoal que esvaziara as Vilas e despovoara as Minas.

Os fugitivos da Capitação voltaram às vilas e arraiais oficiais, deixando os chamados quilombos que, mesmo assim, continuaram a atrair cada vez mais, agora, somente pretos fugidos da escravidão.

Esses quilombos confederados se transportaram rumo Oeste, incluindo aí o próprio Quilombo do Ambrósio, que se mudou para a região entre as atuais cidades de Campos Altos  e Ibiá.

Assim, a marca principal desse Memorial do Primeiro Quilombo do Ambrósio, de Cristais e região, será sempre a do amor e da fraternidade do Rei Ambrósio vencendo a mais terrível opressão tributária que as Minas já tiveram, que foi o odioso sistema tributário da Capitação.

By Prof. Antônio Carias Frascoli

 

 

Tarcísio José Martins – 07.05.2023