Home » Artigos » Bens Quilombolas Materias e Imateriais » f) congada cívica, ao 13 de maio

f) congada cívica, ao 13 de maio

Congado NÃO é Reinado – Não misture; não confunda.

Matéria publicada em 30.11.1999 e revisada em 25.01.2019.

Independentemente do acerto ou não do pensamento das elites intelectuais do Movimento Negro, que decretaram a ignomínia de celebrações a essa data, o certo é que a lei “da princesa Isabel” não teve o mesmo significado em todas as províncias brasileiras. O Brasil é vário.  Por exemplo, assim como o Ceará que já libertara seus escravos em 1882, houve várias outras províncias que se anteciparam de fato; outras havia em que o número de escravos era ínfimo, a exemplo de São Paulo que, através de quilombos como o do Jabaquara, incentivaram as fugas esvaziando as fazendas e cafezais.

Em Minas Gerais, não. Minas foi majoritariamente escravocrata até 13 de maio de 1888. Assim, a Abolição foi uma surpresa geral para todos, mormente para os escravizados mineiros que eram induzidos a nem imaginar que isto pudesse acontecer.

Em Dores do Indaiá, o Prof. Waldemar de Almeida Barbosa disse que foi assim:

A notícia da libertação dos escravos chegou a Dores com atraso de vários dias, o que era natural: o único meio de comunicação era o jornal ou a carta. As leis imperiais eram transmitidas ao povo pelo padre, na missa dominical. E a surpresa causada pela Lei Áurea foi das maiores, tanto para os escravos, como para os fazendeiros e proprietários de escravo.

(…) Quando a notícia foi divulgada pelo vigário, na missa dominical, (…) o alvoroço foi enorme. Em todos os pontos da cidade o foguetório foi ensurdecedor. Logo se improvisou uma grande passeata, com banda de música, muitos fogos, vivas ininterruptos e, sobretudo, muitos discursos. (…) só o padre Vigilato Pinto Fiúza fez 12 discursos.

A negrada que se viu livre de uma hora para outra, com prejuízos incalculáveis para a lavoura, ficou presa de delírio. A fim de festejar condignamente o acontecimento, conseguiram os ex-escravos uma casa em frente à antiga estação ferroviária. Surgiram caixas de todo o lado. E começou o dão-dão-dão… A folia atravessou a noite; veio o dia seguinte e o dão-dão-dão das caixas continuou pelo dia afora; e assim se passaram três noites e três dias ininterruptos.

A princípio todo mundo achou graça naquilo e olhou com simpatia a festança dos ex-escravos. Mas, por fim, o bater contínuo, ininterrupto, monótono, começou a cansar a gente. No terceiro dia de festança, uma comissão de pessoas gradas, das mais ilustres da cidade, procurou a negrada e, com muito jeito, muita diplomacia, depois de se congratular com o ex-escravos pela sua liberdade, depois de salientar que tinham motivos de sobra para toda aquela alegria etc., foram dizendo que já haviam dançado demais; que seria de interesse deles negros que fossem tratar de algum serviço, que o povo já estava um pouco incomodado etc. E, assim, terminaram, na cidade, as comemorações pelo advento da Lei Áurea [1] .

Como se vê, Almeida Barbosa, homem de sua época, usa expressões politicamente incorretas (hoje racistas), mas FALOU da abolição. Em Oliveira, também houve muita festa e, segundo L. Gonzaga Fonseca, houve manchete no jornal “Gazeta de Oliveira”[2]. Esses dois autores, porém, são solitárias exceções. A grande maioria das obras historiográficas das cidades mineiras NÃO TOCA NO ASSUNTO Abolição e, muito menos, dizem qualquer coisa dos fatos que teriam acontecido em face do Treze de Maio na cidade de que contam a história.

Disponibilizamos artigo no site MG QUILOMBO pedindo que as pessoas informassem as notícias que tivessem recebido de seus pais e avós sobre o dia da Abolição e sua cidade. Até hoje, pouca coisa recebemos. Registrei lá a contribuição de minha mãe, Alexandrina Barbosa da Silva:

Contava minha falecida mãe, nascida em 1910 – que aqui homenageio – que seus pais, avós e mais pessoas pobres e pretos da região contavam com muito bom humor a surpresa que fora a Abolição para os donos de escravos. A notícia chegou dias depois, pelos padres em suas missas da manhã. Os pretos forros e livres esparramaram a notícia entre os escravos. Os escravos ficaram quietos e trabalharam o dia inteiro. No dia seguinte as senzalas amanheceram vazias e todos os serviços abandonados. O leite azedou, as carnes e o toucinho federam, a garapa passou, a cana cortada secou, perderam-se as roças e os negros de ganho não pagaram o jornal. Os senhores e as sinhás se desesperaram, pois, a maioria nunca tinha trabalhado na vida e muitos não sabiam nem limpar a bunda sozinhos, debochava minha mãe. Porém, os pretos libertados ficaram por ali mesmo em companhia dos malungos que já eram livres e brancos pobres. Mais tarde, uns sumiram no mundo e outros ficaram trabalhando para os antigos senhores. É destes pretos que muita gente da região, apesar de se achar branco, é descendente. O bisavô e a bisavó de minha mãe, ele cabra e ela parda, pretos, já eram livres desde o nascimento. Tarcísio José Martins – 09.05.2015”.

Missa em ação de graças pela Abolição.  Princesa Isabel, no pálio à esquerda. Fotografia de Antônio Luiz Ferreira, Rio de Janeiro – 1888

Após a Independência, nossos historiadores e outros intelectuais, a maioria monarquistas que sonhava com a volta da monarquia, passaram a divulgar e a apoiar a chamada Congada Cívica, onde os cortes e ternos do Rosário passaram a dançar para São Benedito no dia treze de maio, em homenagem à princesa Isabel, chamada até de “santa” em muitas cantigas desse evento. Mas, o que a Igreja quis, como já tentara com a Folia de Santos Reis, foi sobrepor a Congada Cívica ao Reinado do Rosário, que pretendeu extinguir em todo o Brasil, mas que nunca conseguiu esse intento no Centro-Oeste de Minas e em algumas regiões do Estado de Goiás.

Portanto,  as congadas cívicas de Treze de Maio – que não devem ser confundidas com a festa do Reinado do Rosário – devem ser cada vez mais incentivadas nas Minas Gerais, desde que se divulgue, também, que a princesa Isabel só assinou a Lei Áurea por medo do barulho das ruas no ano de 1888. Até por essa força, assim como as águas vão para o mar, a historiografia das cidades acabará por ser complementada com as memórias dos últimos dias da escravidão, recebimento da notícia, comemorações e acontecimentos em face do Treze de Maio em cada arraial, vila ou cidade mineira.

Entre o site e responda “Abolição: Como foi a libertação dos escravos em sua cidade?

Veja como foi o 13 de maio em Ibiraci-MG, no ano de 2007

2003 © Todos os direitos reservados a Tarcísio José Martins


[1] História de Dores de Indaiá, Waldemar de Almeida Barbosa, 1985, pgs. 89/90.

[2] História de Oliveira, L. Gonzaga da Fonseca, 1961, pgs. 407/415.