Home » Notícias Quilombolas » Movimento Negro » Convite a todos os Quilombolas do MGQUILOMBO

Convite a todos os Quilombolas do MGQUILOMBO

O Dr. Tarcísio José Martins que já é Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – IHGMG desde abril de 2002, aceitou a indicação de seus confrades para se tornar Sócio Efetivo desse centenário sodalício, onde deverá ocupar a cadeira nº 92, cujo patrono é o grande engenheiro negro, o baiano Teodoro Sampaio.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MINAS GERAIS

             O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais tem a honra de convidar V. Exa. e Exma. Família, para a sessão solene em que tomará posse, como Associado Efetivo, o Doutor Tarcísio José Martins, que ocupará a Cadeira n°92, que tem como patrono TEODORO SAMPAIO.

Em nome do Instituto, saudando e recebendo o novo associado, falará o DR. JORGE LASMAR, titular da Cadeira n° 100, cujo Patrono é HILDEBRANDO PONTES.

Na oportunidade, será outorgada a Medalha Israel Pinheiro a Associados e a pessoas gradas, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura.

Carlos Alberto Carvalhaes                        Jorge Lasmar                                                            Secretário-Geral                                                                                                  Presidente

  • Data e horário: 17 de setembro de 2011, sábado, às 10 horas.
  • Local: Sede do IHGMG, Rua dos Guajajaras, 1268, Belo Horizonte, MG.

  • Os associados deverão portar a Medalha “João Pinheiro”. 

         A solenidade de recepção e posse ocorrerá às 10hs do dia 17 de setembro de 2011, na sede do IHGMG, endereço abaixo indicado:

Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Rua dos Guajajaras, 1268 – Lourdes

Belo Horizonte – CEP: 30180101

Tel/Fax: (31) 3212-4656

            O MGQUILOMBO espera contar com a presença de seus quilombolas para prestigiar não só o reconhecimento do trabalho de nosso malungo, mas também para homenagear o IHGMG, que tem sido a fortificação e quipaca maiores na luta em prol do levantamento, divulgação e introdução da verdadeira História do Negro na construção da Pátria Mineira.

Posse do Dr. Tarcísio no IHGMG. Discurso de saudação ao empossando feito pelo Dr. Jorge Lasmar e discurso de posse do mesmo. 

Esse historiador, na sua luta contra a falsificação da História da Confederação Quilombola do Campo Grande, aquilombou-se no IHGMG, de onde disparou mais dois livros contra as falsidades historiográficas, sob os subtítulos “História de Minas que se devolve ao Povo” e “Ladrões da História”. O IHGMG virou um grande quilombo mineiro e fez desse historiador seu membro efetivo, sob a cadeira n. 92, do grande engenheiro negro, o baiano Teodoro Sampaio. Dezenas de documentos administrativos, eclesiásticos e cartográficos comprovaram que a grande capital dos Quilombos do Campo Grande, o Quilombo do Ambrósio atacado em 1746 ficava em Cristais-MG, Por isto, esse qullombo, sob o apoio do IHGMG, teve – por enquanto – a sua toponímia tombada pelos poderes Legislativo e Executvo dessa cidade.