Home » Artigos » Bens Quilombolas Materias e Imateriais » 13 de maio em Ibiraci – MG

13 de maio em Ibiraci – MG

No último dia 13 de maio(2007), resgatando uma tradição interrompida há mais de 30 anos ( com a chegada de um novo padre na cidade ), a comunidade negra de Ibiraci realizou a procissão de Nossa Senhora do Rosário e de S.Benedito. Esta procissão que tem um histórico rico e antigo na nossa comunidade, deve ter começado na época da habilitação da Capela de N.Sa.do Rosário em 1865. Anualmente os negros a faziam, marcando o início dos festejos em comemoração à Abolição. Após a procissão, que sempre saía às 15:00 hs, o reinado apresentava as bandeiras e os mastros eram hasteados, e só eram arriados no último dia das festividades.


Ibiraci[1] ( o antigo Atterrado ) tem um reinado com muita tradição, na verdade do rei congo ao capitão do Moçambique, estamos na terceira geração (considerando a idade de cada um, pois o cargo é perpétuo e hereditário) ou seja, todos de fato se originaram na senzala.
Através de depoimentos que temos tomado com os membros da comunidade negra (todos filmados), percebemos o anseio pela volta da procissão, fizemos algumas reuniões (inclusive com o pároco atual, Pe. Norival Sardinha Filho, que não se opôs) e finalmente no domingo, 13 de maio, os andores com as imagens de N.Sa.do Rosário e de São Benedito foram abençoados na Matriz de N.Sa.das Dores e carregados em cortejo pelos membros do Moçambique, ao som dos tambores e dos sinos da Capela do Rosário, onde foram erguidos os mastros em meio a grande celebração da comunidade.

José Limonti Junior
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ibiraci

Ibiraci-MG vai tombar o Bem Cultural Imaterial chamado
O Reinado da Comunidade Negra de seu município 


Veja as fotos da procissão.

E ainda:
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SELECIONA VÍDEO DA PROBRIG


Veja artigo do MGQUILOMBO sobre o 13 de maio.


[1] Ibiraci está localizada no Sudoeste do Estado de Minas Gerais, confrontando ao Norte com Delfinópolis; ao Sul, com Capetinga e Itirapuã/SP; a Leste, com Cássia e a Oeste, com Claraval e Franca/SP. Encontra-se a 435 Km de Belo Horizonte, 700 Km de Brasília, 540 Km de São Paulo, 115 Km de Ribeirão Preto/SP e 35 Km de Franca/SP.