Earthblog

A Real-World Joomla! Template

 

Busca

Newsletter

Seja um Quilombola! Cadastre-se e receba nossas novidades!







Calendário de Eventos

Setembro 2016
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Textos Aleatórios

Comunidades Quilombolas - A Ciência do Direito deve Nortear a Definição

Quanto à definição legal sobre comunidades quilombolas, a coisa é simples. Entendo que o conceito de “remanescentes das comunidades dos quilombos” aptas a que o Estado lhes reconheça a propriedade da terra quilombola e lhes emita os títulos respectivos, consoante estabeleceu o artigo 68 do ato das DCT, canaliza-se àquelas comunidades que estejam ocupando as “suas terras”, ou, SMJ, mesmo que seja apenas um pequeno pedaço daquelas que foram “suas terras”, ocupação esta comprovada por todos os meios de prova válidos em Direito e não apenas na antropologia, história, sociologia ou “arqueologia” como tem acontecido, visto que a questão agrária é jurídica e que essas ciências auxiliares servem apenas para embasar perícias técnico-judiciais ou administrativas.

Leia mais...
MGQUILOMBO
O Segredo do Rei Ambrósio - Cartilha escolar
Seg, 11 de Janeiro de 2010 23:43
A cartilha "O Segredo do Rei Ambrósio", de autoria da profª. Maria solomé Reis Alves de Lima, com prefácio de Jorge Lasmar e Ceso Falabella, eméritos historiadores do IHGMG, é uma maravilhosa solução apoiada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e pela  Diretoria Municipal de Edução e Cultura de Cristais-MG para, com a ajuda da ficção, levar às suas crianças uma atualização sobre nossas reminiscências quilombolas, que há mais de 260 anos Minas Gerais está devendo a todas as crianças mineiras.
Mais informações sobre como conseguir um exemplar da Cartilha, você pode obter:
Com a autora no e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Autora: Profª Maria Salomé Reis Alves de Lima

 
Nossos quilombolas estão chorando
Seg, 29 de Fevereiro de 2016 01:38

Perdemos o mais combativo dos protetores do MGQUILOMBO. O nosso querido curiandamba, o Dr. Jorge Lasmar, faleceu aos 96 anos no dia 25 de fevereiro de 2016.

Leia mais: Nossos quilombolas estão chorando
 
Audiência na ALMG divulga Comissão da Verdade da Escravidão
Dom, 22 de Novembro de 2015 13:57

Trabalho do grupo criado pela Ordem dos Advogados do Brasil será apresentado na próxima quarta (25), na ALMG

“No mês em que se comemora a consciência negra, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública na próxima quarta-feira (25/11/15) para debater o tema "Memórias da escravidão negra no Brasil". A reunião foi solicitada pelo deputado Professor Neivaldo (PT), que participa da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. A audiência pública será às 9 horas, no Auditório.

Leia mais: Audiência na ALMG divulga Comissão da Verdade da Escravidão
 
3.900 (Três Mil e Novecentos) Pares de Orelhas
Ter, 10 de Novembro de 2015 18:10

Conforme já comprovamos dezenas de vezes nos últimos 30 anos, a história do negro em Minas Gerais foi deformada pelo preconceito e pela má-fé de Gomes Freire de Andrade e pelos governadores que o sucederam nessa Capitania, onde sobressaiu o lacaio do poder, Inácio Correia Pamplona que, com a missão de criar factoides que turbassem o domínio e a posse do Triângulo Goiano (que desde Gomes Freire se pretendeu abocanhar para as Minas Gerais), produziu direta ou indiretamente escritos eivados de deformações geográficas e cronológicas, além de muitas outras supressões e falsidades, onde se destacam o famoso relatório de sua suposta viagem de 1769 ao Triângulo e a famigerada carta que a Câmara de Tamanduá teria escrito à Rainha em 1793, obras primas das mentiras de Pamplona, o barão de Münchahusen português([1]).

Leia mais: 3.900 (Três Mil e Novecentos) Pares de Orelhas
 
<< Início < Anterior 1 3 4 5 6 7 8 9 10 > Fim >>

Página 1 de 35

Nosso Facebook

Enquete

Qual dia da Consciência Negra tem sido mais divulgado?
 

Imagens Quilombolas

Quem Está Online

Nós temos 6 visitantes online

Nosso Tweetter!